terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Para sua meditação: O caminho dos céus ficou estranho para nós

"Buscai, pois, em primeiro lugar, o reino dos céus e a sua justiça, e todas ESTAS coisas vos serão acrescentadas" (Mt 6.33).

O caminho dos céus ficou estranho para nós
O caminho do céu ficou estranho para nós
Certo dia, Jesus disse: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o reino dos céus e a sua justiça, e todas ESTAS coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33).Deus não é uma força, uma energia, não é mágico, mago, guru, ou um gênio da lâmpada. Deus não é Senhor porque realiza nossos desejos e sonhos. Ele não é Bom e Grande porque responde nossos pedidos egoístas. Não, nada disso.
Que coisas serão acrescentadas? Quais são ESTAS coisas de que Jesus está falando? Dos meus sonhos?? Minha vitória?? Minhas bençãos?? Não, é só olharmos os versículos anteriores e entender o contexto da lição de Jesus, principalmente o verso 25 do capítulo 6, que diz: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir“.
Jesus está ensinando que se buscarmos o Reino dos céus e sua justiça em primeiro lugar, o Pai nos garante a comida, bebida e vestimenta necessária para sobrevivermos, o básico, o mínimo, o suficiente para permanecermos vivos e continuarmos vivendo no reino e na justiça. Ele garante que não nos faltará, mas que cuidará de nós, não com tudo que queremos, mas com o necessário, neste caso, no que diz respeito a comida, bebida e vestimenta.
Falar isso não é nada estranho para os discípulos de Jesus, porque o reino de Deus não é um lugar que esbanja riquezas, de pessoas superiores, esnobes e que tem todas as suas vontades sendo saciadas, muito pelo contrário.
No reino de Deus, Jesus diz: “Vai, dá tudo o que tens e segue-me” (Mt 19.21), pois seguir o Cristo implica em renúncias, é deixar desejos e vontades para abraçar um caminho inverso ao mundo. Nesse reino dos céus os servos não demonstram suas forças e conquistas, mas seguem o conselho do Filho de Deus: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Lc 9.23).
Nesse reino de Deus o último é o primeiro, o pobre é o rico, o que perde é quem ganha, o que se humilha é exaltado, o fraco é o forte. Esse reino não é como o mundo é, por isso, pare de enxergar Deus como o mundo diz Ele é.
Deus não é gênio da lâmpada, não é Senhor para responder clamores egoístas e cumprir agendas de uma sociedade que só pensa em seu umbigo.
Não é que Deus não possa fazer ou não possa responder, mas Ele é Senhor e Soberano justamente porque seu caminho é divino, sua palavra é penetrante e seu Filho é o amor que nos trouxe salvação.
Pare de ver Deus apenas pelo que Ele pode te dar, de ir até Ele apenas para que seus desejos sejam cumpridos, fuja desse modo de vida. O Deus-Pai já é nosso Senhor porque nos salvou, já demonstrou seu amor na Cruz do Calvário, já podemos ser gratos a Ele porque temos o necessário. Por isso, vamos fazer uma grandiosa oração hoje, ela é assim: “Obrigado Senhor!”
por Victor Santos
* As opiniões expressas nos textos publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do IEGetsemani e Gospel Prime.

Nenhum comentário: